1 de dezembro de 2008

Conferência 2008 | Marcello Tas fala sobre como provocar conversas

Marcelo Tas deixou há pouco o palco da Conferencia de Planejamento do GP 2008 aqui no WTC, em São Paulo. Veio, como homem multimídia que é, para responder a uma pergunta - como provocar conversas? Não bastasse sua história de pioneiro no mundo digital, Tas tem no seu programa atual, o CQC, um exemplo concreto de como fazer o consumidor participar. Segundo ele, para provocar conversas é preciso publicar conteúdo relevante, nao subestimar a inteligência e tocar o coração. Simples assim. Ai é preciso entender o mundo digital e fenômenos como o Twitter para saber usar as ferramentas a favor das conversas. Por exemplo, graças ao Twitter, Tas consegue saber real time o que os consumidores estão pensando e como estão reagindo a seu programa. E ele usa esta informação para melhorar.

Perguntado sobre como as empresas deveriam reagir a este novo cenário, Tas fala de novo sobre o básico que muitas vezes esquecemos. Segundo ele, o primeiro passo seria a empresa deixar de ter tantas certezas e passar a ouvir. Da mesma forma que ele 'ouve' o Twitter. Afinal, segundo um dos princípios básicos da comunicação, o que é comunicado nao é o que fala, é o que se ouve. Mas quais empresas sabem realmente ouvir?

 

Texto de Patricia Marinho, BlueBus

 

Nenhum comentário: