Muitas marcas viraram sinônimos da própria categoria. A SulAmérica virou sinônimo de notícia no trânsito
Existem marcas tão fortes que acabam se tornando sinônimo da própria categoria. Embora não muito comum, temos casos emblemáticos no Brasil, como no segmento de sabão em pó, de pasta de dente e de hastes flexíveis, apenas para citar alguns. A lembrança da marca pode até criar situações inusitadas, como um consumidor descrever com riqueza de detalhes um comercial e dar o crédito da produção ao maior concorrente.
A SulAmérica Auto não chegou a esse extremo, mas sua vice-liderança no mercado paulistano de seguros de automóveis não estava tendo reflexo na percepção do público. A marca costumava aparecer apenas na quarta ou quinta posição em pesquisas de share of mind. Para mudar esse quadro, surgiu um projeto inovador na forma de pensar mídia e absolutamente adequado ao ramo de negócios da empresa. No início de 2007 entrou no ar a Rádio SulAmérica Trânsito, nos 92,1 FM do dial paulistano.
"Disse para a agência: ‘Não coloco mais um tostão em mídia
"Já em
A programação da rádio oferece, 24 horas por dia, informações e dicas sobre o trânsito enviadas pelos repórteres presentes nas ruas, pelos âncoras no estúdio e também pelos ouvintes, que podem interagir com a emissora por telefone, e-mail, mensagem de texto e até pelas redes sociais, como o Twitter e o Orkut. "A rádio, em termos de linguagem e cobertura, criou um novo modelo, que está sendo seguido pela concorrência. O trânsito passou a ter mais destaque", considera Bueno.
Segundo Vieira, a SulAmérica abraçou o projeto porque o rádio tem uma grande penetração no público-alvo da empresa e goza de credibilidade como veículo de informação rápido. Além disso, o trânsito é um tema muito relevante para São Paulo. "Desde o primeiro mês temos feito pesquisas periódicas de share of mind. Pulamos do quinto para o segundo lugar, passando de 9% para 30% de lembrança. Também aumentamos bastante a participação de mercado", aponta o executivo, sem abrir números.
O sucesso do projeto foi tão grande que o mercado do Rio de Janeiro passou a exigir uma versão local, o que ocorreu em junho do ano passado com a estreia da Rádio SulAmérica Paradiso. Mas como o trânsito não é prioridade do carioca - segundo pesquisas feitas pela seguradora -, a programação da emissora é mais diversificada, com noticiário, atrações esportivas, culturais e de comportamento. "Muito se tem falado de mídia com conteúdo, e a SulAmérica Trânsito é um típico caso de projeto de mídia com conteúdo relevante. As virtudes do case são a adequação e a relevância", sintetiza Vieira. No final do ano passado, a empresa resolveu promover uma concorrência pela sua conta publicitária, vencida pela NBS, que substituiu a MPM - hoje incorporada à Loducca - a partir de janeiro.
*A publicação dos "Cases Mais Inovadores da Década" é um projeto especial publicado na edição comemorativa de 32 anos do jornal Meio & Mensagem, que circula com data de 19 de abril de 2010.
Fruto de uma sondagem realizada com 100 presidentes ou diretores de agências, anunciantes, veículos e fornecedores, a lista surgiu da indicação espontânea desses profissionais, que apontaram as peças que marcaram os últimos dez anos por inserirem um tom inovador em sua comunicação.
Fonte: M&M
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