20 de agosto de 2008

Quase a metade de quem compra na web tem renda de até 3 mil

A e-bit e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico apresentaram ontem o balanço das vendas pela internet no 1o semestre de 2008 e um raio-x do consumidor que hoje faz suas compras na web. Um dos dados mais interessantes do estudo é o que mostra que hoje 46% dos clientes do e-commerce nacional têm renda média familiar mensal de até R$ 3 mil. Ou seja, pertencem à classe média e baixa. Além do crescimento da renda dos brasileiros, esse resultado se deve também à popularização dos computadores e maior democratização do acesso a internet em nosso país. Outro sinal de que comprar pela web já não é algo restrito a elite é a mudança no perfil de escolaridade dos consumidores desse canal - em 2001 apenas 13% deles tinham até o Ensino Médio, percentual que subiu para 21% em 2008.

 
Vale ainda ressaltar que as mulheres, que totalizavam pouco mais de 1/3 dos compradores pela internet em 2000 se igualaram aos homens em 2008, ou seja, representam 50% dos que fazem compras pela web. Entretanto, o ticket médio masculino (R$ 375) ainda é superior ao feminino (R$ 272). Isso acontece porque as compras das mulheres ainda estão concentradas em itens de custo unitário mais barato, como livros e produtos de beleza, enquanto os homens usam a rede para adquirir produtos mais caros como eletrônicos e artigos de informática. Quanto a faixa etária, o levantamento não trouxe nenhuma novidade - os principais clientes do e-commerce continuam sendo pessoas entre 25 e 49 anos.

 

Fonte: BlueBus e e-Bit

Nenhum comentário: