17 de maio de 2010

Como criar campanhas eficazes?

A internet permite que qualquer um, indivíduo ou empresa, se promova entre os milhões de internautas do mundo. As possibilidades na web são imensas, desde propagar uma redução de preços, passando pelo boca-a-boca virtual e até transformar seu cliente em uma ferramenta efetiva de promoção online e offline. Mas como obter resultados reais?

Resolvi pontuar alguns fatores que tenho percebi como fundamentais para realizar campanhas realmente eficazes.

Confiança

Principal fator no relacionamento entre internauta <> internauta ou internauta <> empresa. Independentemente se virtual ou real, a confiança é essencial para desenvolver o relacionamento com o seu cliente. Sem confiança, a mensagem pode passar despercebida na web ou até mesmo virar publicidade negativa, se promovida por clientes mal atendidos ou insatisfeitos.

Envolvimento

A forma mais influente do marketing é o envolvimento de seus clientes com a sua marca. Para o dia a dia offline temos a indicação; para a internet, as possibilidades são infinitas: como recomendações e depoimentos - relatando preferências tanto em seu website como também nas redes sociais, elevando ao máximo a propagação de sua mensagem. Motive seus clientes a participarem!

Sociabilidade

Não basta estar presente na internet com um website ou criar perfis nas redes sociais, um relacionamento não é unilateral. É preciso interagir com seus clientes. Comunique-se, agradeça sugestões, sugira soluções para suas necessidades, enalteça seus esforços e qualidades, promova-o, assim como ele pode fazer pela sua marca.

Internautas individuais em um website não estão diretamente ligados através de amizade, mas interagem uns com os outros e compartilham interesses e experiências semelhantes. Essas interações, interesses e experiências formam uma rede social, em que a mensagem passa a ser compartilhada e amplifica a sua influência.

Autenticidade e Relevância

A internet é composta por milhões de usuários, dos quais a maior parte está presente nas redes sociais. As chances de seu concorrente estar lá também são grandes. Por isso sua mensagem precisa ser autêntica, com personalidade e relevância para seu público. Ações e conteúdos semelhantes aos demais encontrados na web transformam você e sua empresa em "apenas mais um". Destaque-se!

Mensuração

Todo conteúdo publicado pela sua empresa precisa ser mensurado. Não apenas através de números, mas também do comportamento, integração, colaboração e interação dos seus clientes com a mensagem. É através dos resultados que podemos avaliar a eficácia de nossas ações.

Continuidade

Apenas uma boa campanha não é capaz de fidelizar nossos clientes. É essencial a continuidade da participação de sua empresa na internet. O esforço para transformar e fortalecer o relacionamento deve ser constante. Quanto maior sua interação, maior será sua influência.

Criatividade

Não é porque uma ação teve resultados positivos que devemos repeti-la exaustivamente. Além de se tornar obsoleto com o tempo, o conteúdo perde gradativamente o impacto em seus clientes conforme a sua repetição. Crie novas campanhas, promoções, conteúdos! Novidades na internet são capazes de incrementar, e muito, o fluxo de internautas em seu website, bem como a propagação de sua mensagem!

Você acrescentaria mais alguma coisa a essa lista? Deixe aí nos comentários. Até a próxima!

Fonte: Raphael Prugner é profissional de Marketing e Comercial há doze anos, focado em desenvolver soluções, principalmente em mídias diferenciadas como internet, mídias sociais e mobile, para surpreender e satisfazer as expectativas do consumidor.

Nenhum comentário: