6 de fevereiro de 2009

10 mudanças na Social Mídia em 2009

Ravit Lichtenberg fez um bom exercício de Futorologia no blog Read Write Web, conversando com vários especialistas para prever as 10 maiores mudanças que acontecerão na Social Mídia no decorrer deste ano. Aqui estão elas, numa tradução livre, já com nossa opinião, quando relevante:

1. Foco nas pessoas. Além de usuários, consumidores, estamos falando com pessoas. Entender o elemento humano e suas necessidades através das redes sociais será decisivo.

2. Criar valor e significado. Independentemente da plataforma ou meio, as pessoas vão continuar formando comunidades de acordo com aquilo que gera valor para elas, continuarão seguindo e compartilhando aquilo que é importante para elas.

3. Convergência. É preciso ter uma estratégia que integre os diversos serviços de redes sociais.

4. Fazer uma experiência que seja realmente multi-plataforma. É preciso pensar na web social além da web, além da experiência de estar sentado atrás de um computador. Pense iphone, android, entre outras plataformas.

5. Criar redes sociais relevantes. Pode haver milhões de comunidades por aí... O importante é que as pessoas vão continuar se relacionando em torno dos assuntos que elas gostam e aí há muitas oportunidades ainda. Segmentação é a palavra-chave.

6. Inovar em Advertising. A cada ano que passa, o velho jeito de fazer propaganda - falando com zilhões de pessoas para acertar algumas delas e aborrecer a maioria - está morrendo. É preciso inventar novas maneiras de aproveitar as redes sociais para poder falar exatamente com quem quer ouvir você.

7. Ajudar as pessoas a organizarem o velho ecossistema da social mídia, agregando plataformas.

8. Ir além dos early adopters e atingir o mainstream e outros países.

9. Preparar-se para novos empregos na área de social mídia. Precisaremos de pessoas que vão além das buscas e postagens e criar perfis. Serão necessárias pessoas que consigam pensar uma estratégia integrada em diversas ferramentas e meios.

10. Fazer dinheiro. Tudo isso abre portas para toda uma nova gama de oportunidades de negócios lucrativos nesse ecossistema. É preciso pesquisar muito e ficar de olho para as oportunidades não passarem.

Fonte: Imasters

Nenhum comentário: