22 de setembro de 2008

Seminário em São Paulo discute cibercultura e convergência de mídias

SÃO PAULO – O seminário “'Cidadania Digital Latino Americana: Desafios Globais em Comunicação, Política e Tecnologia” reuniu professores de faculdades de comunicação do Estado de São Paulo e de universidades internacionais, como Complutense, de Madri, e Salamanca, na Espanha, na sexta-feira, para discutir políticas de inclusão digital, cibercultura e o futuro das redes no Brasil. O evento foi promovido pela faculdade Cásper Líbero e aconteceu em um auditório da própria faculdade, na zona sul da capital.

Voltado para alunos de pós-graduação e professores, o encontro teve direito até apresentação em telão de vídeo do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil cantando a música “Cordel da Banda Larga”. O vídeo, postado no site you tube, foi usado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e presidente da Associação de Pesquisadores em Cibercultura, Eugênio Trivinho, para explicar o conceito das redes de computadores. Trivinho chamou atenção para os dois últimos versos do trecho “tem gosto de fel, raiz amarga, quem não vem no cordel da banda larga, vai viver sem saber que mundo é o seu” e disse pensar as redes como “espaços elásticos”. “Não vejo a rede como um meio, mas um espaço de mediações”, afirmou.

O palestrante esclareceu ainda alguns conceitos da cibercultura - conjunto de culturas encontradas quando se está online – e opinou sobre o paradoxo da inclusão digital. “A inclusão é excludente. A inclusão de hoje não é a garantia da inclusão de amanhã se seu computador não conseguir negociar com o parque tecnológico”, disse.

A inclusão por meio de telecentros também foi um dos temas debatidos pelos pesquisadores e o professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Marcos Carvalho citou exemplos que foram bem sucedidos no Brasil, como a cidade de Valente, na Bahia, que integrou iniciativas pré-existentes de economia solidária, Pirai, no Rio de Janeiro, e Guadalinfo, no Espírito Santo.

Fonte: Portal IG

Nenhum comentário: