21 de abril de 2008

IPOD no palito: o case da Kibon

Time que está ganhando também precisa ser mudado para que as vitórias a cada dia sejam maiores. A Kibon pelo que aparece começou a acreditar nisso. A campanha de vendas “palito premiado” está a 20 anos no mercado fazendo sucesso, mesmo assim a tradicional marca de sorvetes sentiu a necessidade de um upgrade. Inovação é uma das palavras chaves que descrevem a ousada estratégia que a Bullet (http://bullet.com.br/site/) criou para ela.

Briefing: A Kibon queria algo novo para a promoção de verão 2007/2008, mas que fizesse tanto sucesso quanto a tradicional mecânica do "palito premiado". A ação deveria ser divertida, com forte apelo motivacional e que ao mesmo tempo fosse simples de participar.

Propostas: A Bullet criou três idéias para o cliente, sendo que a mais improvável de ser aprovada era o IPOD no palito. Afinal, além do alto custo, à ação envolveria uma enorme complexidade na execução. Contrariando as expectativas, a Kibon aprovou a idéia.

Mídias: Comerciais veiculados na televisão aberta e em cinemas, materiais de ponto de venda auxiliaram na divulgação. Mas, segundo os organizadores, a internet e o seed informal (marketing boca-a-boca, uma forma de compartilhar espontaneamente uma informação) através de blogs foi mais impactante e definitivo para alcançar o sucesso entre os stakeholders mais relevantes para o momento.





Prática e resultados: Em parceria com a McCann (
http://www.mccann.com.br/), que foi responsável pela execução da ação, e com a Apple (http://www.apple.com/br/), fabricante do IPOD Shuffle que seria distribuído, e mais um investimento de 12 milhões a promoção de verão foi para os diversos pontos de venda. O resultado foi um crescimento de 31% nas vendas de picolés durante o período.

Assista ao vídeo que sintetiza o processo de criação desse bem sucedido case.







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